BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 6 de setembro de 2011

INSS - MOSSORÓ-RN




Em Mossoró, a agência do INSS de Mossoró-RN, existe desde 13 de junho de 1972 e apesar de bem mais jovem se comparada ao tempo de atuação nacional, criada em 24 de janeiro de 1923 durante o mandato do presidente Artur Bernardes, a Previdência Social foi um grande alento para a sociedade os avanços foram absorvidos aos poucos e hoje os resultados positivos são exaltados. A comodidade de agendar o atendimento através do telefone 135 é ainda mais ágil na cidade de Mossoró. "Através desse número o cidadão pode agendar seu atendimento ainda para o mesmo dia. Outro avanço que já foi implantado com sucesso em Mossoró desde o ano de 2009 é a aquisição da aposentadoria em apenas 30 minutos. Em breve a cidade de Mossoró ganhará uma nova agência do INSS que está em construção no bairro Aeroporto
METAS
A jurisdição de Mossoró atende também outras 89 cidades da região através de 11 agências da Previdência. Além das agências há o programa PrevCidade, onde um funcionário se desloca diariamente para atender cidades onde não há uma agência da Previdência. Ao todo são três agências que funcionam nesse sistema, uma em Santana do Matos, outra em Jucurutu e também em São Miguel. Em toda jurisdição de Mossoró são pagos R$ 106 milhões e 417 mil a 190.898 beneficiários.
HISTÓRICO INSS – Até o início deste século, quando o trabalhador ficava doente ou morria, sua família ficava sem recursos para se manter, totalmente “descobertos”. Com essa realidade, os trabalhadores da Rede Ferroviária resolveram fazer uma “caixinha”, a partir do momento que recebiam seus pagamentos, tiravam uma parte (porcentagem) para a mesma.Se alguém ficava doente, recebia uma ajuda mensal até recuperar-se e retornar ao trabalho. Já em 1923, o deputado federal Eloy Chaves, sensibilizou-se com a idéia das “caixinhas” e apresentou um projeto para regularizá-las.
Esse projeto originou a Lei 4.682, que foi aprovada em 24/10/23, dando início às contribuições das empresas. Com a regularização, as “caixinhas” foram unidas numa só pela Lei 3.807 de 26/08/60, chamada Lei Orgânica da Previdência Social. Daí surgiu o INPS, em janeiro de 1961. Com o crescimento do INPS, foi criado em 1974, o MPAS – Ministério da Previdência e Assistência Social, surgindo com esse ministério outros órgãos e autarquias. Em 1988, com a Constituição Federal, surge a Seguridade Social, determinada assegurar o direito relativo à Saúde, à Previdência e Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 20 BLOGS, 1780 LINKS, UM ORKUT, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E PERTENCENTE A GUARDA PATRIMONIAL DO ESTADO, NO EFETIVO DO DESTACAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE MOSSORÓ. SOU MOSSOROENSE E AMO AS COISAS DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ - FUTURA METRÓPOLE, SOU TORCEDOR DO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS. EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, ITAÚ, FELEIPE GUERRA, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, RODOLFO FERNANDES, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO. SOU CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS: JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. TENHO UMA NETA - JÚLIA MELISSA, FILHA DE JULLYETTH E MOISÉS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMOA MIM MESMO, TENHO A MANIA DE PESQUISAR, LER E ESCREVER. SEMPRE PROCURO SER HONESTO E TENHO A HUMILDADE COMO MINHA PRINCIPAL ARMA PARA A MINHA FELICIDADE

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

ARQUIVO DO LINK ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS NO RN